Descrição enviada pela equipe de projeto. A Torre Mirante Para Meditar está localizada em uma pequena comunidade escondida por um bosques de bambus no meio de um grande arrozal. A comunidade consiste de quatro casas térreas que estão em construção, cada uma com seu telhado de duas águas. Para além destas habitações existe um pequeno lago e um pátio pavimentado. A comunidade oferece espaços para artistas viverem e trabalharem, exibindo seu trabalho e confraternizando. O projeto da torre foi idealizado como um lugar onde os artistas queiram ficar em paz, com um ambiente mais mais espiritual. Além desses momentos de meditação, a torre também pode servir como um quarto exclusivo.
Enquanto a comunidade se esconde entre bambus, a torre, sustentada por uma estrutura de madeira aparentemente aleatória, disposta de acordo com uma lógica de construção, chega a 6 metros de altura do solo, proporcionando um mirante acima dos bambuzais. Em dias escaldantes de verão vale se refrescar com as brisas de verão no alto. Essa experiência pode ser uma fuga agradável deste mundo.
A pequena sala de 3,2 m x 3,8 m, acima do solo, se esconde do mundo e oferece ao visitante três vistas distintas: uma visão selvagem em direção ao campo de arroz; uma visão ascendente em direção ao céu para meditação; e uma longa e estreita vista horizontal para o jardim do pequeno vilarejo. Enquanto saboreia o chá, o visitante pode avistar pinheiros à sua frente ou contemplar as lagoas. Essas vistas foram determinantes no desenho do layout do espaço.
Dentro da torre, há uma parede que divide os espaços entre interno e externo, cada uma estabelecendo sua própria atmosfera e, portanto, uma experiência particular. A metade interna é sombreada e mais introspectiva, enquanto a metade externa é mais iluminada e dedicada às vistas.
Por várias razões, a Torre Mirante para Meditar está concluída, enquanto que a renovação da comunidade foi suspensa em faltando 20%. A comunidade incompleta pode ser um símbolo da distância entre o ideal e a realidade imperfeita, que coincidentemente, transformou a torre em um espaço espiritual absoluto.